Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Educação, Meio Ambiente e Saúde (REMAS) foi fundada em setembro de 2006, sem fins lucrativos, está classificada no QUALIS/CAPES como B4, é editada pela Faculdade do Futuro (FAF), com periodicidade trimestral, compondo-se de um volume por ano, com quatro números.

A REMAS é um periódico com conteúdo de resumos trilingue e texto completo versão ORIGINAL em PORTUGUÊS.

O artigo encaminhado para avaliação no idioma PORTUGUÊS que deverá ser encaminhado para a revisão de vernáculo. Tudo isso, deverá ser providenciado de acordo com as recomendações da Revista (a lista será fornecida), sendo o custo financeiro de responsabilidade dos autores.

Como parte de nossos esforços para melhorar a qualidade das publicações na REMAS, gostaríamos de enfatizar a importância de manter elevados padrões éticos na publicação dos artigos. A nossa atividade editorial depende de regulamentação da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC: http://www.abecbrasil.org.br/ assim como trabalhamos em conformidade ao Código de Ética de Publicação Internacional e Orientação sobre Boa Prática em Publicações (kit com as recomendações da Elsevier: http://publicationethics.org/resources/guidelines)

 

MISSÃO
A REMAS tem a missão de promover a excelência da divulgação de pesquisas científicas.

OBJETIVOS

I ― Publicar resultados de pesquisas interdiciplinares (multidiciplinares).

II ― Estimular a publicação de manuscritos por docentes, discentes, pesquisadores, com a finalidade de socializar o conhecimento produzido.

III- Gerar no campo educacional material didático e protocolos de procedimentos padrão; em Meio Ambiente busca-se analisar impactos tecnológicos atuais e futuros no meio social, econômico e ambiental;no campo da Saúde  abrange resultados de pesquisas demonstrando avanços no processo de saúde-doença-cuidado e no conhecimento e formas de aplicação de novos processos químicos e biológicos em saúde. Vislumbra-se ainda estudos  com os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde.

 

Políticas de Seção

Editorial

O editorial é um texto em que o conteúdo expressa a opinião do autor, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Pode ter referências ou não e estar relacionado com algum manuscrito da edição.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Artigo original: trabalho de pesquisa com resultados inéditos, com metodologia rigorosa, resultados claramente expostos, discussão adensada e que agregue valor à ciência de Enfermagem. Limitado a 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão Sistemática

Revisão sistemática: método de pesquisa amplo, conduzido por meio da síntese rigorosa de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, com o objetivo de responder claramente a uma questão específica e de relevância para a enfermagem ou para a saúde. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados, que poderão ou não incluir metanálise ou metassíntese. Limitada a 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão Integrativa

Revisão integrativa: método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área ou tema específicos, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento. São necessários padrões elevados de rigor metodológico e clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características dos estudos incluídos na revisão. Etapas da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Limitada a 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Caso Clínico

É importante como meio de disseminação do conhecimento referente aos aspectos clínico-patológicos de um tema científico. Novas técnicas, terapias, diagnósticos, patologias, materiais e soluções inovadoras para problemas especiais, fenômenos anatômicos e fisiológicos, são exemplos a serem relatados. As ilustrações são fundamentais nos artigos dessa natureza [radiografias, fotos, desenhos, dentre outras].Limitada a 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Relato de experiência: estudo de caso contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos com estratégias de intervenção ou evidência metodológica apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de enfermeiros em diferentes áreas. Limitado a 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão Teórica

Reflexão teórica: análise de construtos teóricos da ciência, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Limitado a 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação Breve

Trata-se de relato dos resultados preliminares de pesquisa, ou ainda resultados de estudos originais, das mais diversas àreas de conhecimento, que possam ser apresentados de forma sucinta (máximo de 1.500 palavras e 3 ilustrações). 

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Material Didático

Designado para difusão de materiais guia didático educacional e profissional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumo Expandido

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os Editores avaliam a relevância e o cumprimento de requisitos mínimos para a apresentação formal de um artigo científico e, se aprovado, o enviará a dois Avaliadores ad hoc. A seleção de revisores será feita com vista a alcançar credibilidade e consistência na avaliação.

Para a avaliação os revisores terão disponíveis o formulário de avaliação da REMASl onde podem facilmente expor sua decisão final de deferimento, indeferimento sugestões de correção. Seja qual for a decisão, os autores devem considerar com esta forma de avaliação que se busca primar pela melhor qualidade da publicação.

O processo de avaliação utiliza o sistema Double blind peer review, preservando a identidade dos autores e consultores, com emprego de formulário da REMAS. O prazo de devolução para os pareceres é, no máximo, 15 dias, quando for aceita a realização da avaliação pelos avaliadores. Caso contrário, será enviado para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.

Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados para o autor responsável pela submissão que terá o prazo de 7 (sete) dias para atender as solicitações. Caso contrário, o manuscrito será arquivado por entendermos que não houve interesse em atender a solicitação para ajustes de acordo com as avaliações realizadas. Se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, que será iniciado novo processo de julgamento por pares.

 

Periodicidade

Periodicidade fluxo contínuo a partir de 2021

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...